2005-07-20

concursos fotográficos. e agora?

Ontem estive a seguir a par e passo o desenrolar de uma entrega de prémios de um concurso fotográfico cá do burgo. Tudo em suporte analógico. Todos os concorrentes tiveram dois dias para seguir à risca as ordens de um regulamento, andar por aí de máquina em riste tentando agarrar uma dúzia de chapas em consonância com alguns temas obrigatórios. O normal.

No entanto, à medida que a esse acto ía decorrendo, dei por mim a cogitar sobre o futuro. Sim. Como é que vai ser a muito breve trecho um concurso fotográfico recorrendo ao digital? Continuarão "ad-aeternum" agarrados ao analógico? Inevitávelmente terá de se dar uma volta nas obrigações dos concursos. Senão vejamos:

Cada vez mais se adquire material digital. Alguem dizia que com um PC em casa, já não fazia sentido continuar-se a gastar no analógico. O digital, à parte o investimento inicial, acaba por ser algo que se paga ao fim de uns 1000 cliques. É verdade. Muito poucos serão aqueles que continuarão a fazer do analógico uma aposta de futuro. Prevejo que dentro de alguns anos, estes bichos estarão apenas em dois ou três locais: Ou na estante para que os nossos netos vejam como se fazia fotografia, ou em museus, indicando o evoluir da espécie, ou apenas em meia dúzia de laboratórios ou na posse de alguns profissionais como maquinaria de apoio. Aqui nas nossas casas, reinará o digital, seja em compactas de qualidade duvidosa, seja em brutos topos de gama das mais diferentes e conceituadas marcas.

E os concursos? Passarão todos para o esquecimento, ou pelo contrário ver-se-ão forçados a abrir as portas às novas tecnologias?

Aproveito para abrir um parêntesis e referir que eu próprio, não consigo ainda mandar as minhas analógicas para a prateleira... mas julgo-me perfeitamente à vontade para discutir esta questão. Não "nasci" na era digital, revelei muitos rolos a p/b e passei muitas horinhas em "laboratórios de revelação" a revelar "à pata" muito filme. O que me dá algum à-vontade para falar nisso. Mas tenho em conta que o digital é o futuro. E nisso não comungo de opiniões bacôcas de puristas que afirmam que o analógico nunca morrerá e mais não sei o quê. Veja-se o caso da Ilford para se ter uma ideia do que se está a passar.

Prosseguindo. Um concurso - exceptuando a parte regulamentar, que dará outros cinco reis de opinião para mais tarde - onde se opte pelo suporte digital, não é de todo impossível de se fazer.

O controle, sim, poderá oferecer alguma resistência acrescida, mas só no que toca ao trabalho que poderá apresentar. De modo a que se evitem "falcatruas" há sempre a hipótese de nos controlos efectuados, se gravar para um CD as fotos feitas pelos participantes, de forma a que em caso de dúvidas se averigue com relativa facilidade e por comparação se os objectos fotografados são ou não do autor que as apresentou. É óbvio que, tal como nos concursos (até nos concursos das descartáveis) analógicos, há sempre uma mãozinha dos laboratórios (ou dos participantes por intermédio destes) que corrigem este ou aquele enquadramento, variam o contraste, brilho ou saturação nesta ou naquela fotografia. E até nestes aspectos, deverá haver alguma tolerância por parte dos juízes da prova.

Haverá eventualmente a opção de se entregar um cartão de memória aos concorrentes no início das provas, mas esta parece-me ser a solução que acarretará mais encargos para as organizações. Pelo menos enquanto os cartões não forem vendidos ao preço da chuva...

Mesmo havendo algum "purismo" quanto ao se poder ou não tratar as fotografias em casa, parece-me que não será por isto que um concurso não se deva realizar. Tal como sempre, devemos estar atentos, na medida do possível, aos avanços tecnológicos que dispomos. E ao se assumir um concurso aberto ao digital (ou exclusivamente) este problema deixará de fazer sentido no futuro. Mas estas ressalvas deverão ser expostas em regulamento apropriado, de modo a que não se caia no erro de estarmos a dar tiros nos próprios pés.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nice site!
[url=http://eepqumnd.com/yvhd/rkvv.html]My homepage[/url] | [url=http://clrwwtlx.com/gmlc/agdv.html]Cool site[/url]

9:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Great work!
My homepage | Please visit

9:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Great work!
http://eepqumnd.com/yvhd/rkvv.html | http://esonvncq.com/ooqo/lpxp.html

9:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home